sexta-feira, 29 de maio de 2009

BULLYING EXISTE?

O termo Bullying corresponde a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetitidas, que ocorre sem motivação evidente adotadas por um ou mais estudantes contra outro(a), causando dor e angústia e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Por não existir uma palavra na na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações do Bullying, relacionamos algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos; ofender; zoar;humilhar; fazer sofrer; intimidar; amedrontar; empurrar; roubar; quebrar pertences; agredir; bater; ferir; isolar.
O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo especifico de escola.
A única maneira de se combater o Bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, direção, funcionários, pais e alunos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Aqui no Nordeste tem um termo que poderia servir como tradução simples para tornar o tema menos complexo ou para tratá-lo de forma leve: é o verbo "bulir".
    Bulir (do francês bullire) quer dizer mexer, caçoar.
    Quando uma pessoa diz que outra buliu com ela... quer dizer que mexeu, via de regra, de modo constrangedor.
    É, assim, o tal do bullying: constrangedor.
    Vamos evitá-lo a partir das 'brincadeiras' de mau gosto, onde ele normalmente começa.

    ResponderExcluir