quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A EDUCAÇÃO ESPERANCENSE


Educar sempre foi uma das preocupações fundamentais da humanidade. Em todas às épocas, em todas as culturas, os dirigentes sempre dedicaram especial atenção à educação da juventude. Segundo o advogado João de Deus Melo, o primeiro professor de Esperança foi o senhor José de Morais Magalhães, e prova disso é que há uma procuração no Cartório Público de Alagoa Nova, de onde pertencia Esperança, passada em Janeiro de 1872, por José de Morais Magalhães, professor de instrução primária, morador na povoação de Banabuié, pela qual ele constituía com seus procuradores na Capital e da Província aos Senhores Pedro Morais Magalhães, Capitão Belarmino Ascêncio Cavalcanti de Albuquerque, para que eles recebessem os seus vencimentos. No ano de 1885, dona Aurora Maria Albuquerque Lima, era professora interina da cadeira de instrução primária do ensino misto, segundo consta de uma Procuração que a mesma passou a José Ferreira de Novais, para receber da Tesouraria Provincial os seus vencimentos.
Em 23/04/1918, pelo decreto Lei nº 9 926, era criada uma cadeira masculina de Instrução Pública pelo Governo do Estado; em 02/04/1919, o Decreto Estadual nº 1.012 converte a cadeira feminina de Instrução Pública.
O Decreto Estadual nº 1.468, de 22/02/1927, cria uma cadeira elementar de instrução. A Paróquia de Esperança há muitos anos vem mantendo uma escola paroquial para crianças pobres. Em 01/06/1931, Luiz Gil de Figueiredo prestou compromisso de cargo de professor da cadeira noturna do sexo masculino, já então nomeado em caráter efetivo em 26 de Maio. Nessa mesma data, prestou o compromisso à professora noturna do sexo feminino Celina Coelho de Carvalho; igualmente Jacyra Câmara de Araújo prestou o compromisso de professora rudimentar rural de Lagoa Verde; Izabel Henrique da Silva prestou o compromisso de cargo efetivo de professora da cadeira rudimentar rural de Arara, e Alzira Carmem de Araújo, para Lagedão, nomeadas pelo interventor Federal Antenor Navarro. Também Nair Passos Silva para o Pintado; Amélia Torres para a Mulatinha; José Cerqueira Rocha prestou compromisso para Adjunto Interino da Cadeira do sexo masculino da Vila, em 1º de Junho, Elvira Lima, para Lagoa de Pedra.
Em 16 de Outubro desse ano, Hilda Cerqueira Rocha prestou compromisso para o cargo de Adjunta da Cadeira elementar mista da Vila. Anteriormente, Ana Gabínio de Carvalho assumiu a Cadeira Elementar do sexo feminino da Vila. Em 03/03/1927, Lídia Fernandes, tomou posse do cargo de regente da Cadeira mista desta Vila, nomeada pelo Mons. Milanez, então Diretor da Instrução Pública do Estado.
Em 19 de Abril de 1928, Rachel Cunha tomou posse no cargo de Adjunta da Cadeira Mista. Em 19 de Março de 1929, Nauta Costa prestou o. compromisso para o cargo de Adjunta da Cadeira Elementar Mista. Em 13 de Abril de 1931, Luiz Gil de Figueiredo assumiu o cargo de Adjunto interino da Cadeira do sexo masculino.
A Educação no Município nos tempos mais remotos contam os antigos alunos, era das mais rígidas, severas. As exigências eram relevantes. Os professores eram exigentes e caprichosos, dedicados, eficientes; os alunos tinham que aprender. Era padrão de professores.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, bom dia.
    Muito me interessa esse documento citado sobre o senhor José Morais Magalhães.
    Há algum e-mail de contato para que possamos trocar informações?
    Obrigado

    ResponderExcluir