terça-feira, 30 de março de 2010

O FIM DEFINITIVO DA GUERRA FRIA

Em 1985, Mikail Gorbatchov e Ronald Reagan, que no começo da aos década haviam iniciado um novo plano de desarmamento armamentístico decidiram reduzir a sua presença na Europa. A unificação alemã e ao esfacelamento da URSS colaboraram para o fim da Guerra Fria. George Busch, declarou a necesidade de "uma nova ordem mundial". Em maio de 1997 foi assinado um acordo historico entre a Rússia representada pelo presidente Boris Yeltsin, e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), representado pelo secretário-geral Javier Solana.
O acordo estendeu a atuação da OTAN aos países do antigo bloco soviético e foi conhecido pela Ata de fundação no que diz respeito às relações mutuas de cooperação entre a OTAN e a Rússia. As duas partes deixaram de considerarem-se adversários, razão pela qual numerosos analistas têm considerado o fato, o fim da Guerra Fria.
A Guera Fria significou um período especial na história da humanidade. Embora não tenha ocorrido um confronto bélico entre os dois blocos, o clima de apela animosidade entre Estados Unidos e União Soviética era cada mais agravado pela propaganda e espionagem. O domínio de armas atômicas pelos dois lados representaria um risco para a humanidade.


Silvia Francine de Oliveira Costa (aluna do nono ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário