sábado, 27 de junho de 2009

DIZER QUE O ALUNO NÃO APRENDE

"Nasceu gente, é inteligente." Essa máxima de Jean Piaget (1896-1980) resume bem quão absurdo é considerado um estudante incapaz de aprender. Diante das dificuldades de aprendizagem, o professor deve investigar o que impede a compreensão do conteú do. Esse é um dos desafios de quem educa: descobrir maneiras diferentes de ensinar a mesma coisa, já que os estudantes têm ritmos e historicos variados. Também é papel do educador questionar sobre a abordagem do conteúdo. Ela despertou para curiosidade? O indivíduo encontrou encontrou utilidade no que foi apresentado? É com base nessas indagações (e nas respostas) que o professor deve pensar como expor o tema, que atividades propor e como avaliar. Ainda assim, todos têm o direito de perguntar o que não entenderam quantas vezes quiserem, sem medo de ser rotulados, ameaçados ou castigados. Os alunos precisam acreditar que o educador gosta de ensinar e, mais do que isso, saber que está cumprindo sua função. Nas séries iniciais, é comum (normalissímo) encontar crianças com dificuldades de aprendizado. Classificar tais dificuldades como dislexia, por exemplo não representa o melhor caminho. Também é f'ácil ver estudantes mais aptos para algumas disciplinas, mas nem por isso é correto classificá-los como incapazes em relação aos outros. todos podem desenvolver suascapacidades intecetuais e c ognitivas. É a ação do professor que faz a diferença.
Esther Pilar Grossi, professora e fundadora do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa).

Um comentário:

  1. Caros alunos,

    Aproveito a oportunidade para divulgar o meu blog: "Esperança, Direito & Poesia" (htt://esperancadireitoepoesia.blogspot.com); onde vocês podem encontrar artigos relacionados a diversos assuntos: história, poesia, direito etc. Creio que será uma ótima ferramente de consulta para trabalhos escolares.
    Obrigado.

    Rau

    ResponderExcluir